UBUNTU: DESENVOLVENDO RELAÇÕES SAUDÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Joana Marques de Lima Saar Xavier Secretaria Municipal de Educação Rio Branco - Seme
  • Maria de Fátima dos Santos Mendonça Secretaria Municipal de Educação Rio Branco - Seme

Palavras-chave:

Ubuntu. Filosofia africana. Educação Infantil. Relações saudáveis. Lei 10.639/2003.

Resumo

Este trabalho é fruto das atividades realizadas com as crianças de 2 e 3 anos da turma 101 da Creche Municipal Sagrado Coração de Maria, situada em Rio Branco – Acre. A proposta “Ubuntu: desenvolvendo relações saudáveis na Educação Infantil” teve como objetivos compartilhar a filosofia africana Ubuntu com as crianças, estimular relações saudáveis na creche e aplicar a Lei 10.639/03 na Educação Infantil. Ubuntu significa “eu sou, porque todos somos”, também significa compartilhar, respeitar, cuidar, brincar “direitinho”, não bater, não tomar, acolher, agradecer, valorizar, tratar com afetividade, e é pensando em uma formação saudável e qualitativa, que incentivamos às crianças pequenas maneiras de contribuir com o seu próprio bem e do outro. Uma vez que a creche “trata-se de um espaço para experienciar o curso da vida, de experimentar a prática da cidadania, de se beneficiar de ambientes formativos que favoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desenvolvimento de capacidades que possibilitem, às crianças, conviver e interagir construtivamente com os outros cidadãos”. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a exposição do vídeo “Ubuntu”; após o vídeo houve a roda de leitura e de conversa do texto “Ubuntu”, sugestões de como cuidar de si e do outro e o exercício de compartilhar. Foi utilizada como base teórica autores como: Cury (2016), Seme (2012), Ki-Zerbo (2006) e Munanga (2005). A criança reproduz o que aprende no ambiente familiar, e às vezes, só tem a possibilidade de atuar de modo diferente quando tem novas orientações (que, em alguns casos, são fornecidas pela instituição de ensino onde se encontram), e é mediante isso que destacamos a importância da efetiva aplicação da Lei 10.639/2003 e da educação emocional em todos os níveis de ensino, para que as crianças cresçam contribuindo com uma sociedade mais respeitosa e afetiva.

Referências

ACRE, Proposta pedagógica para as creches (2 e 3 anos) do Município de Rio Branco. Elaboração Instituto Abaporu de Educação e Cultura. Rio Branco: SEME/SEE, 2012.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

JARES, Xesús R. Pedagogia da Convivência. São Paulo: Palas Athena, 2008. Disponível em: http://www.comitepaz.org.br acessado em 10/12/2017

KI-ZERBO, Joseph. Para quando a África? : entrevista com René Holenstein. Joseph Ki-Zerbo: tradução Carlos Aboim de Brito. Rio de Janeiro: Pallas, 2006.

MUNANGA, Kabengele (Org). Superando o Racismo na escola. 2ª ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

“Ubuntu toda escola deve fazer a diferença”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JEPKibl9oss> Acesso em 06/11/2017.

ARAÚJO, João Roberto de. Ensinar a paz. Disponível em: <https://www.inteligenciarelacional.com.br/educacao-emocional-e-social/leituras-recomendadas/downloads/prof-joao-roberto-de-araujo-ensinar-a-paz> Acesso em 17/12/2017.

Senado Federal. Constituição Brasileira de 1988. Disponível em: <https://www.senado.gov.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_205_.asp> Acesso em 19/12/2017.

LUZ, Natália da. África. Ubuntu: a filosofia africana que nutre o conceito de humanidade em sua essência. Disponível em: <http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/ubuntu-filosofia-africana-que-nutre-o-conceito-de-humanidade-em-sua-essencia> Acesso 19/12/2017.

Downloads

Publicado

2018-08-18

Como Citar

de Lima Saar Xavier, J. M., & Mendonça, M. de F. dos S. (2018). UBUNTU: DESENVOLVENDO RELAÇÕES SAUDÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 1(1), 80–89. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/1996