PROCESSO PEDAGÓGICO E COMBATE AO PRECONCEITO RACIAL NO ENSINO INFANTIL: BUSCA DE VALORES ATITUDINAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE BRASILÉIA-ACRE

Autores

  • Francisca Lopes Pessoa Secretaria Municipal de Brasiléia-AC
  • Francisco Raimundo Alves Neto Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Educação étnico-racial. Erradicação do preconceito racial. Educação Infantil. Dignidade da pessoa humana.

Resumo

O Trabalho é um relato das práticas pedagógicas vivenciadas em sala de aula, voltada a Educação Infantil com a conscientização dos valores étnicos e históricos do povo afro-brasileiro. Objetivo da pesquisa reside em conscientizar e compreender as diferenças como processo evolutivo da humanidade e a necessidade do diálogo e respeito mútuo das diferenças inerentes ao ser humano em toda sua diversidade. Os procedimentos metodológicos basearam-se em estudos da bibliografia especializada: livros, artigos e também das experiências das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. A compreensão dos alunos foi observada pelas interações durante as aulas e mudanças de atitude plena do não uso de palavras e xingamentos de inferioridade aos tons de pele. Saber respeitar todos os semelhantes é alcançar a igualdade dos mesmos valores e direitos na socialização do espaço escolar. O marco teórico fundamenta-se nos autores: Cavalleiro (2012), Munanga (2005) e Gomes (2007). O estudo conclui com sugestões metodológicas de ensino e um significativo trabalho pedagógico de desconstruir o preconceito racial, inserindo valores de respeito à dignidade da pessoa humana com estudantes do ensino infantil, etapa inicial básica na formação da consciência cidadã da aceitação do ser em toda sua diversidade.

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da Historia e Cultura Afro Brasileira e Africana. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. MEC, Brasília, DF, Outubro, 2004.

_____. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a Obrigatoriedade da temática “ História e cultura Afro-Brasileira”. Brasília, 9 de janeiro de 2003; 182a da Independência e 115a da República. O.U DE 10.1,2003.

BRASILÉIA. Escola Estadual do Município. Histórico escolar. Brasiléia, AC: SEME,2017.

CANDAU.V.M. Diferença culturais, cotidiano escolar e prática pedagógicas. Rio de Janeiro: DP&A, 2015.

CAVALHEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 6. Ed. São Paulo: Contexto, 2012.

CHAVES, M. A; BRASIL, Olga. Livro do Professor. Fortaleza: Evolutivo, 2001.

CORDIOLLI, Marcos. Para entender os PCNs: os temas transversais. Curitiba: Módulo, 1999.

EYNG, Ana, Maria; ENS, Romilda, Teodora. Garantia de direito e diálogo com a diversidade no cotidiano escolar da Educação Básica. Curitiba: Juruá, 2013.

GOMES, Nilma Lino. Indagação sobre currículo. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasilia: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2007.

GREDIN, Evandro Luiz (Coord.). Currículo e ensino básico. Manaus, AM; VEA. Edições, 2007.

MUNANGA, kebengele. Superando o Racismo na Escola. Ministério da Educação, Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2. ed. Brasília, 2005.

PEREIRA, B. B. A criança negra: identidade étnica e socialização. São Paulo, Caderno Pesquisa, São Paulo, n.63, nov. 1987.

SANTANA, A. M. Tema transversais e currículo. Brasília: Liber, 2008.

Downloads

Publicado

2018-08-18

Como Citar

Pessoa, F. L., & Neto, F. R. A. (2018). PROCESSO PEDAGÓGICO E COMBATE AO PRECONCEITO RACIAL NO ENSINO INFANTIL: BUSCA DE VALORES ATITUDINAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE BRASILÉIA-ACRE. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 1(1), 49–62. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/1995