FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE TRIDIMENSIONAL (DCNs, PNE E O PIBID

Autores

  • Fabíola Mônica da Silva Gonçalves Universidade Estadual da Paraíba, Departamento de Educação.

Palavras-chave:

Formação Inicial, DCNs, PNE, PIBID

Resumo

RESUMO: análise da formação inicial do professor na atualidade brasileira através de reflexões sobre as proposições das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério e as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) sobre a formação do professor e as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A fim de demonstrar o impacto deste na formação inicial docente, apresentam-se parte de publicações encontradas entre 2012-2017 relatando a participação dos estudantes universitários no PIBID. Como conclusão, vê-se a necessidade das Universidades realizarem intercâmbios científicos das experiências resultantes dos projetos institucionais concluídos ou em andamento, visando o avanço da formação continuada em nível de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, buscando possibilidades efetivas de superação dos desafios educacionais enfrentados no interior das escolas integradas ao Sistema Nacional de Educação.

Biografia do Autor

Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, Universidade Estadual da Paraíba, Departamento de Educação.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado e doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba, lotada no Departamento de Educação e Professora do Mestrado Profissional de Formação de Professores - MPPFP - Campus I/Campina Grande. Tem experiência na área de Educação e de Psicologia, com atuação nos seguintes temas: (i) processos humanos de desenvolvimento e aprendizagem; (ii) condições de produção de leitura, (iii) compreensão textual; (iv) formação do professor e (v) educação prisional. 

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Publicado

2018-07-27

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Seção

Artigos