Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em fonte Times New Roman; tamanho 12; espaço entre linhas 1,5, e para resumo e citação longa espaço simples e fonte 11; papel A4; justificado; editor compatível com Word. Margens: superior e esquerda 3,0 cm., direita e inferior 2,0 cm. Recuo de parágrafo 1,5 cm.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

 

  • São publicados apenas textos inéditos. 
  • Todos os artigos recebidos são submetidos a dois pareceristas (e a um terceiro em caso de discordância entre os dois primeiros), que recomendam ou não a publicação.
  •  

Será aceito somente um texto como autor principal para avaliação dos pares e publicação na revista caso aprovado, ou seja, artigo, relatos de experiência/trabalho de campo, resenha, entrevista.

A revista não publicará mais de um trabalho por autor principal no mesmo número. 

 

1. Serão aceitos os seguintes trabalhos:

a) Artigo: de 10 a 20 páginas;

b) Relatos de experiência/trabalho de campo: de 05 a 15 páginas;

c) Resenhas: até 03 páginas;

d) Entrevista: até 5 páginas.

Os artigos científicos e relatos de experiência/trabalho de campo deverão ser apresentados em português, acompanhados de título e resumo em português. O resumo não deve ultrapassar a 300 palavras. As palavras-chave devem ser entre três a cinco, separadas por ponto.

Os trabalhos devem seguir rigorosamente as normas atualizadas da ABNT. 

 

2. Apresentações gerais: fonte Times New Roman; tamanho 12; espaço entre linhas 1,5, e para resumo e citação longa espaço simples e fonte 11; papel A4; justificado; editor Word. Margens: superior e esquerda 3,0 cm., direita e inferior 2,0 cm. Recuo de parágrafo 2 cm.

3. Iniciado na primeira página deve conter: primeira linha – Título (negrito, caixa alta e centralizado), subtítulos (negrito e minúsculo). Dar-se um espaço e inserir o nome do autor(es) (alinhado à direita), a identificação, se bolsista de algum programa, e endereço colocar em rodapé. Dá-se um espaço, e na próxima linha inserir o resumo seguido das palavras-chave em português. Dá-se dois espaços e insere-se o corpo do trabalho integral (Introdução, Desenvolviento, Considerações Finais, Referências). Os títulos e subtítulos de itens devem ser destacados do texto, em fonte Maiúscula/minúscula em negrito, alinhado a esquerda e enumerado. As notas de rodapé devem ser usadas somente em caso de extrema necessidade, nunca para citar referências bibliográficas. Não usar notas de fim de documento. Toda a organização do trabalho deve estar de acordo com as normas atuais da ABNT.

 

  • INSTRUÇÕES PARA ENVIO DO TEXTO PELA PLATAFORMA
  • Cadastre-se no sistema ou acesse caso já seja cadastrado. 
  • O(s) nome(s) do(s) autor(es) devem ser preenchidos apenas com a inicial em caixa alta, não preencher o nome completo em caixa alta.
  • Siga rigorosamente os passos da submissão:

Passo 1. Iniciar submissão
Condições de Submissão. Ler e marcar todas. Todas as condições devem ser satisfeitas antes de continuar. (O autor tem de escolher uma seção temática, no caso "artigos" ou “resenhas” ou experiência de trabalho de campo).

Passo 2. Transferência do manuscrito
Transferir Arquivo > Escolher Arquivo > Transferir

Passo 3. Metadados da submissão (Indexação)
O autor deve postar a identificação da obra, como: Título; Resumo; Palavras-chave; Agencia de Fomento do Autor e Co-autor(es) - apenas as primeiras letras do nome próprio é maiúscula. Não escreva todo o nome em caixa alta. O nome do primeiro autor aparecerá automaticamente, já que o mesmo está cadastrado no sistema e realizando a submissão.

Passo 4. Confirmação da submissão. Após concluídos e verificados os passos anteriores, clique em "Concluir submissão" para enviar seu trabalho para a Revista. O autor receberá um e-mail de confirmação  do recebimento do texto.  Acompanhe a situação da submissão, dentro do processo editorial da revista, acessando o sistema enquanto “autor”. 

Artigos

Os textos publicados devem ter qualidade, relevância, originalidade e que sejam inéditos.

Política de Privacidade

Os trabalhos serão avaliados às cegas pelos pareceristas, sem identificação dos autores.