VISUALIDADES CÊNICAS E ACESSIBILIDADE CULTURAL:
COMPARTILHAMENTO DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS HÁPTICAS
Resumo
Neste artigo propõe-se o compartilhamento de processos de criação artísticos com ênfase no campo das visualidades cênicas avaliando em que medida determinadas construções estéticas e metodológicas se aproximam da noção de acessibilidade cultural. Estas posicionam elementos de plasticidade da cena em relação à perspectiva háptica como modo de perceber o mundo, tencionando o olhar como norteador da experiência perceptiva, bem como questionando como princípios capacitistas condicionam a concepção artística. Para então, através de relato de experiências, ampliar as possibilidades poéticas e metodológicas da cena contemporânea em direcionamento as perspectivas inclusivas ou ainda direcionadas para a área de educação especial.
Palavras-chave: Visualidade; Criação; Espacialidade; Sensação; Inclusão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista TXAI de Artes Cênicas a mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista TXAI de Artes Cênicas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.ufac.br/revista/index.php/TXAI"