ATRAVESSAMENTOS POÉTICOS, A PERFORMATIVIDADE E O ATO AFÁSICO:
APRESENTAÇÃO DA PERFORMANCE “O ENCENADOR”
Resumo
Esta pesquisa investiga a criação na cena contemporânea (FABIÃO, 2009) a partir de processos artísticos do Programa de Expressão Teatral com atuadoras afásicas desenvolvido no Centro de Convivência de Afásicos, do Instituto de Estudos de Linguagem da UNICAMP (CALLIGARIS, 2020). O artigo expõe o resultado parcial da pesquisa sobre significação verbal/não verbal através do teatro performativo (FERÀL, 2008), pelo estudo da relação entre linguagem, corpo e cognição observada na performance “O Encenador” e no Programa de Expressão Teatral (PET/CCA). Investiga a coocorrência multimodal de semioses, fala, gesto, olhar, etc., pela interação de diferentes processos semióticos ativos na construção de significados, a fim de propor novas pedagogias de criação artística (FERNANDES, 2013) a partir de corpos afásicos fenomênicos (FISCHER-LICHTE, 2008).
Palavras-Chave. Teatro Performativo; Performatividade; Multimodalidade; Afasia.
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