GRUPOS DE TEATRO SURDO:

NARRATIVAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

Autores

  • Priscila Lourenzo Jardim Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lodenir Becker Karnopp Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado intitulada Teatro Surdo em Porto Alegre: narrativas de formações artísticas. A pesquisa teve como objetivo geral analisar narrativas de atores e atrizes surdas, bem como de diretores sobre as características do ensino e aprendizagem teatral. Além disso, teve os seguintes objetivos específicos: a) identificar quem são os atores e atrizes surdos dos grupos mencionados; b) investigar os aspectos que contribuem na formação artística das atrizes e atores surdos; c) descrever os métodos de ensino e montagem teatral por parte dos diretores dos grupos. A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas narrativas com nove artistas de Porto Alegre e foram analisadas a partir dos Estudos Culturais em Educação, Estudos Surdos e Pedagogia do Teatro.
Palavras-chave: Formação de atores surdos; Teatro surdo; Ensino de teatro.

Biografia do Autor

Lodenir Becker Karnopp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do CNPq, na modalidade de Produtividade em Pesquisa 1-D.

Downloads

Publicado

2023-04-25

Como Citar

Lourenzo Jardim, P., & Becker Karnopp, L. (2023). GRUPOS DE TEATRO SURDO: : NARRATIVAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA. Revista TXAI - Programa De Pós Graduação Em De Artes Cênicas - Ufac, 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/txai/article/view/6227