CORPOS EM RETOMADA:
A PERFORMANCE DA ANCESTRALIDADE
Resumo
CORPOS EM RETOMADA: A PERFORMANCE DA ANCESTRALIDADE
Este texto tem como experimentação abordar a relação entre ancestralidade e performatividade a partir do que vem a ser o processo de retomada dos corpos. Situa-se em um lugar de discussão sobre o corpo indígena em uma perspectiva interseccional a partir da partilha do processo criativo do solo “Desenterro”. Esta pesquisa conduz também a uma série de atravessamentos que percorrem a problematização dos modos de representação da mulher indígena em obras de arte ocidentais. A partir de conceitos como lugar de fala e passabilidade, este trabalho propõe disparar um debate delicado ainda pouco difundido que relaciona autobiografia com representatividade.
Palavras-Chave: Performatividade. Ancestralidade. Dança. Lugar de fala. Corpo indígena.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista TXAI de Artes Cênicas a mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista TXAI de Artes Cênicas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.ufac.br/revista/index.php/TXAI"