O TEATRO NA CAIXINHA:
DISCURSOS, TEMPOS E FORMAÇÃO ACADÊMICA
Resumo
O TEATRO NA CAIXINHA: DISCURSOS, TEMPOS E FORMAÇÃO ACADÊMICA
Trata-se da análise e discussão sobre os discursos produzidos a partir de documentos que regulam os processos de formação docente nos cursos de graduação nas universidades. Discutem-se as práticas de poder/saber produzidas no âmbito acadêmico como efeitos desses discursos. Tais práticas atravessam os espaços, tempos e saberes na formação universitária no campo das artes atuando diretamente na produção das subjetividades, tanto dos discentes quanto dos docentes. Tais subjetividades se engendram em meio a discursos que desqualificam saberes em função da invisibilização do que é considerado hierarquicamente inferior no campo curricular do teatro. Foucault nos chama a atenção para a mudança de foco das disputas de poder deslocando-se dos espaços da guerra para os espaços do saber. Nós, Homo Academicus nos posicionamos de prontidão para refletir sobre as verdades produzidas no corpo dos textos que regulam e porque não dizer, tentam definir nossas práticas pedagógicas, ou seja, os projetos pedagógicos dos cursos de graduação. O espaço de luta se instala nos currículos que silenciam outras epistemologias e outros discursos e que nos convencem a crer em nossas boas intenções.
Palavras-chave: Discursos. Tempos. Currículo. Teatro. Ancestralidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista TXAI de Artes Cênicas a mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista TXAI de Artes Cênicas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.ufac.br/revista/index.php/TXAI"