Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

Shubuã Pesquisas Indígenas é um periódico científico eletrônico de publicação anual, dedicado a fomentar o intercâmbio, a circulação e a difusão de regimes de conhecimentos indígenas no meio acadêmico.

Composto principalmente por graduandos da Licenciatura Indígena da Universidade Federal do Acre, é criado em colaboração com a Rede de Articulação dos Artistas Pesquisadores Indígenas do Acre, o Simpoietica Selvagem e o Labi Floresta, entre outros pesquisadores e professores de reconhecida experiência nas áreas das pesquisas indígenas.

Estrutura-se com uma proposta de acesso aberto e gratuito, onde a publicação não possui fins lucrativos e publica artigos que apresentam resultados de pesquisas científicas originais, além de resenhas, entrevistas, ensaios e outras produções do regime de conhecimentos dos povos originários.

 

SEÇÕES

As seções do periódico estão em fase de construção e serão divulgadas em breve.

 

PROCESSO DE SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO

Shubuã recebe artigos, entrevistas, trabalhos artísticos, ensaios ou resenhas inéditos, escritos em português ou em uma das línguas indígenas (acompanhados de tradução) de pesquisadores indígenas e também propostas de pesquisadores não indígenas.

Os trabalhos podem ser enviados para seções específicas de acordo com o interesse do autor. No entanto, apenas a seção de artigos e o editorial são publicados obrigatoriamente em todas as edições. As demais seções são publicadas conforme a decisão do conselho editorial.

A primeira edição do Shubuã será publicada no segundo semestre de 2025, ainda sem data oficial definida. As submissões para essa edição já estão abertas, mas sem um prazo final para o envio estabelecido. Chamadas temáticas com prazo específicos serão realizadas futuramente.

Contamos com um grupo de pareceristas indígenas e não indígenas nas áreas temáticas propostas para cada edição, sendo os originais submetidos à aprovação de avaliadores especializados e reconhecidos nos temas tratados. O tempo estimado para avaliar e publicar os trabalhos é de no máximo 12 meses.

Os autores devem seguir as diretrizes conforme as normas acadêmicas e a adequação formal às normas editoriais vigentes, conforme descrito na Chamada da Edição e na página de Submissões. Quando enviados por e-mail, após pré-aprovação pela Equipe Editorial, os trabalhos serão encaminhados para o mesmo sistema de submissão.

Assim, todos os originais recebidos passam pelas seguintes etapas no sistema de submissão:

  1. Verificação de controle de plágio e autoplágio;
  2. Avaliação prévia pela Comissão Editorial;
  3. Processo de avaliação por pareceristas ad hoc que emitem parecer; 
  4. Envio do parecer para autores para os devidos ajustes;
  5. Deliberação final: a Comissão Editorial analisa a versão final para um parecer consolidado.

Os autores recebem um comunicado do periódico informando se seu texto foi aceito na íntegra, rejeitado ou se necessita de alterações para publicação. A editoria poderá recusar os artigos que não atendam adequadamente as solicitações encaminhadas.

 

INDEXADORES

Em construção.

 

POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS

Autores que publicam no Shubuã Pesquisas Indígenas concordam com os seguintes termos e condições:

  1. Os direitos autorais são mantidos pelos autores, que concedem à revista o direito de primeira publicação;
  2. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, nem necessitam pagar nenhuma quantia para publicação no períodico;
  3. O texto deve ser inédito, original e não pode ter sido submetido à avaliação em outro periódico, seja nacional ou estrangeiro;
  4. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com finalidades educacionais e não comerciais, desde que citada a fonte.
  5. Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Shubuã Pesquisas Indígenas, volume, nº, páginas, ano e link de acesso).
  6. Todo o conteúdo deste períodico é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a equipe do Shubuã se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmo.