A LEITURA NA PERSPECTIVA DISCENTE

  • Claudia Aparecida Prates UNESP-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Marília
  • Dagoberto Buim Arena
  • Mauro Sérgio Demício
  • Moisés José Rosa Souza

Resumo

A leitura tem sido assunto corriqueiro nos debates e discursos daqueles que à Escola estão ligados, bem como objeto de estudos de pesquisadores. Diz-se, como um mantra, que ler é importante; que a leitura traz conhecimento, como se ela fosse salvadora das pessoas, capaz de elevá-las a um patamar superior. Diante dessa condição que se encontra a leitura, este trabalho intenta investigar que percepção têm alunos dos anos finais da Educação Básica em relação à leitura da palavra escrita, ou seja, de enunciados escritos: livros, contos, artigos, textos curtos... . A coleta das informações se deu por meio de um questionário, com perguntas abertas e fechadas, em que alunos do 1º e 3º anos do Ensino Médio expuseram a relação que têm com a leitura, bem como a percepção, dela. Os dados foram analisados à luz das contribuições de Bakhtin e Volóchinov, na perspectiva da filosofia da linguagem, que postula a linguagem (neste caso a compreensão de enunciados, discursos) como forma de ação sobre outros indivíduos, sobre o mundo e não apenas uma representação dele. O resultado dessa pesquisa indica que a maioria dos alunos compreende a relevância e necessidade da leitura, mas, paradoxalmente, revela pouca prática no desenvolvimento do ato de ler a palavra escrita.  

Biografia do Autor

Dagoberto Buim Arena

Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1978), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e Pós-Doutorado pela Universidade de Évora, Portugal (setembro a dezembro de 2007)

Mauro Sérgio Demício

Graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (2012),  doutorado  em andamento no programa de Pós-Graduação  em  Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho– UNESP –Campus de Marília.

Moisés José Rosa Souza

Graduação em Letras Português e Respectivas Literaturas (1999),  Especialista em Língua Portuguesa (2002), Mestrado em Educação (2015), pela Universidade Federal de Rondônia,   doutorado  em andamento no programa de Pós-Graduação  em  Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho– UNESP –Campus de Marília.

Publicado
2019-07-31
Como Citar
Prates, C. A., Buim Arena, D., Sérgio Demício, M., & José Rosa Souza, M. (2019). A LEITURA NA PERSPECTIVA DISCENTE. Navegações: Revista De Estudo E Pesquisa Em educação, 1(1), 1-22. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/navegacoes/article/view/2663