ATIVIDADE FÍSICA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHO EDUCACIONAIS

The Actives

Autores/as

  • Adriene Carvalho Da Silva Universidade Federal do Acre
  • Bruno Kawhan Ferreira Da Silva Maia Universidade Federal do Acre
  • Dhywan Marcio Pereira Batista Universidade Federal do Acre
  • Gustavo José De Freitas Lima Universidade Federal do Acre
  • Kassio Cezar Da Silva Correia Universidade Federal do Acre
  • Kelly Da Cunha Barbosa Universidade Federal do Acre
  • Lucas Da Silva Lima Universidade Federal do Acre
  • Nayane De Menezes Diniz Universidade Federal do Acre
  • Nayra Sthéphanny Universidade Federal do Acre
  • Thalita Lira Universidade Federal do Acre
  • Wesley Silva Universidade Federal do Acre
  • Amanda Capeloto Mastro Universidade Federal do Acre
  • Crisitane Soares Ferreira Bortolini Universidade Federal do Acre
  • Gabriel Marcos Barbosa Universidade Federal do Acre
  • Anibal Monteiro De Magalhães Neto Universidade Federal do Acre
  • Eroína Moreira De Melo Universidade Federal do Acre
  • Bortolini M.J.S Universidade Federal do Acre

Resumen

Justificativa: As histórias em quadrinhos (HQs) vêm se destacando como ferramenta educacional em universidades. A atividade física (AF) é vital para saúde e rendimento escolar, no entanto, HQs sobre AF não têm sido explorados nesse ambiente. O trabalho propôs um método de elaboração de HQs educacionais com a indissociabilidade da tríade (ensino, pesquisa e extensão) em terceiro grau. Metodologia: Duas coletâneas de HQs foram elaboradas (The Actives). Na primeira selecionou-se os melhores HQs feitos por discente de medicina a partir de artigos apresentados em sala sobre AF e saúde. Na segunda, artigos sobre educação física (EF) e rendimento escolar em matemática e leitura e sobre HQs educacionais foram selecionados. Petianos do Programa de Educação Tutorial – EF da Universidade Federal do Acre foram capacitados, formando grupos que apresentaram os artigos com discussão coletiva. Após essa etapa, iniciou-se a elaboração das propostas de HQs seguindo 7 fases até a editoração e publicação. Resultados: Resultados promissores foram alcançados. Os petianos foram capacitados a elaborar HQs, a apresentar artigos, além de aprenderem sobre benefícios relacionados a EF. escolar. Conclusão: A elaboração de HQs a partir de artigos científicos integrando a tríade é um método promissor no ambiente educacional de terceiro grau.

Archivos adicionales

Publicado

2021-08-25

Cómo citar

Adriene Carvalho Da Silva, Bruno Kawhan Ferreira Da Silva Maia, Dhywan Marcio Pereira Batista, Gustavo José De Freitas Lima, Kassio Cezar Da Silva Correia, Kelly Da Cunha Barbosa, Lucas Da Silva Lima, Nayane De Menezes Diniz, Nayra Sthéphanny, Thalita Lira, Wesley Silva, Amanda Capeloto Mastro, Crisitane Soares Ferreira Bortolini, Gabriel Marcos Barbosa, Anibal Monteiro De Magalhães Neto, Eroína Moreira De Melo, & Bortolini M.J.S. (2021). ATIVIDADE FÍSICA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHO EDUCACIONAIS: The Actives. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5527