MAPEAMENTO DOS ALUNOS INDÍGENAS DA UFAC:

critérios de ingresso dos alunos indígenas na pós-graduação.

Autores/as

  • Wuriu Costa Silva Manchineri
  • Ruwi Costa Silva Manchineri
  • Selmo Azevedo Apontes

Resumen

O presente resumo apresenta resultados parciais da pesquisa em andamento com objetivo de verificar políticas de reserva de vagas para indígenas em 13 mestrados ofertados pela Universidade Federal do Acre (UFAC), investigando como a UFAC realiza o sistema de ingresso de indígenas na pósgraduação, bem como discutir, problematizar, a partir dos dados, o debate a respeito da Lei nº 12.711/2012 e portaria nº13/2016/MEC. As indagações que conduzem a pesquisa são: como a pósgraduação da UFAC tem se comportado a respeito das políticas de ações afirmativas para os indígenas? Quais os critérios utilizados pelos programas de pós-graduação estão utilizando? Esses critérios respeitam à normativa do MEC? Esses critérios favorecem as ações afirmativas de ingresso para os estudantes indígenas? A UFAC incorporou uma Resolução interna em respeito à portaria
normativa do MEC? Através do uso de metodologias quantitativa e qualitativa, utilizou-se do recurso de pesquisa 13 editais de mestrado. Resultados parciais indicam que não há padronização de critérios para políticas afirmativas na pós-graduação/UFAC. Assim, faz-se necessário realizar, juntamente com a comunidade interessada, melhor formatação da política de ações afirmativas que seja equitativa, justa, em todos dos programas de pós-graduação da UFAC.

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Publicado

2021-08-25

Cómo citar

Manchineri, W. C. S. ., Manchineri, R. C. S. ., & Apontes, S. A. . (2021). MAPEAMENTO DOS ALUNOS INDÍGENAS DA UFAC: : critérios de ingresso dos alunos indígenas na pós-graduação. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5484