A DESCOLONIZAÇÃO E A RECONFIGURAÇÃO DA MENTALIDADE ARCAICA NAS PINTURAS DE HARMONIA ROSALES

Autores/as

  • Bárbara Elizabeth de Oliveira Fontinele
  • Jeissyane Furtado da Silva
  • Simone de Souza Lima

Resumen

Na contemporaneidade, a razão ocidental, que postula uma ordem sistêmica europeizante, vem sendo reconfigurada. Estéticas e produções artísticas (re)configuram a ordem de pensamento e da linguagem, brincando com o esperado, o desejado e o que é polêmico. A partir das pinturas da cubana Harmonia Rosales, propomos uma desconstrução imagética que parte de uma crítica à razão ocidental, estabelecida por Kant. Em suas releituras de pinturas e discursos clássicos, que prezam e mantém o embranquecimento enquanto fato predominante, traçamos novos olhares à razão ocidental, na centralização do negro enquanto protagonista de suas pinturas. Aproximando Saussure e Pierce, idealizadores dos estudos semióticos, à Achille Mbembe (2014), construímos novos olhares às ressignificadas pinturas de Harmonia Rosales, em suas construções e propostas.

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Publicado

2021-08-25

Cómo citar

Fontinele, B. E. de O. ., Silva, J. F. da ., & Lima, S. de S. . (2021). A DESCOLONIZAÇÃO E A RECONFIGURAÇÃO DA MENTALIDADE ARCAICA NAS PINTURAS DE HARMONIA ROSALES. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5365