GAMEFICAÇÃO COMO METODOLOGIA PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR EM UBERLÂNDIA - MG

GAMEFICAÇÃO COMO METODOLOGIA PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR EM UBERLÂNDIA - MG

Autores/as

  • João Batista Rodrigues Soares Instituto de Geografia - Curso de Licenciatura em Geografia - UFU
  • Lucas de Sousa Giroldo Instituto de Geografia - Curso de Licenciatura em Geografia - UFU
  • Tulio Barbosa UFU

Resumen

O presente trabalho tem como centralidade compreender a dinâmica metodológica para ensinar geografia na escola por meio da didática gameficada, uma vez que o processo ensino-aprendizagem precisa ampliar sua capacidade de comunicação e narrativas para alcançar o cotidiano e a realidade escolar. Neste sentido, o presente artigo revela-se importante por apresentar uma proposta elaborada pelos estagiários da disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica, tendo como objetivo principal a edificação de uma pedagogia geográfica mais reflexiva, crítica e dinâmica a partir da temática globalização. A proposta foi executada tendo como crítica a globalização não como simples amontoado de questões econômicas, visto que essa temática foi apresentada como aproximação entre o sentido político e os grandes cenários de contradições. O jogo utilizado foi um bingo, chamado de Bingo Geográfico, com perguntas e respostas sobre a temática Globalização, definida pela professora Kely Cristina dos Santos Lopes, Supervisora do estágio na Escola Municipal Profª Cecy Cardoso Porfírio. Esta foi uma proposta lúdica de uso de jogos como metodologia de ensino de Geografia aplicada junto aos alunos do 9º Ano; assim, o jogo mostrou-se uma atividade pedagógica válida por motivar estudantes.

Biografía del autor/a

João Batista Rodrigues Soares, Instituto de Geografia - Curso de Licenciatura em Geografia - UFU

Graduando do curso de licenciatura em Geografia do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia

Lucas de Sousa Giroldo, Instituto de Geografia - Curso de Licenciatura em Geografia - UFU

Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia

Publicado

2023-01-28

Cómo citar

João Batista Rodrigues Soares, Lucas de Sousa Giroldo, & Barbosa , T. . (2023). GAMEFICAÇÃO COMO METODOLOGIA PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR EM UBERLÂNDIA - MG: GAMEFICAÇÃO COMO METODOLOGIA PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR EM UBERLÂNDIA - MG. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 4(01). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/4006