A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumen
No presente artigo, propõe-se mostrar a importância do estágio supervisionado para a formação de professores, utilizando-se de técnicas de ensino-aprendizagem para obtenção de resultados satisfatórios. A pesquisa foi realizada na escola de Ensino Fundamental II Marilda Gouveia Viana, sendo o público alvo o 9º ano, turma ‘’ A’’, para isso, foi necessário dividi-la em etapas, sendo elas: a observação do ambiente escolar da turma; escolha dos recursos didáticos, procedimentos metodológicos e habilidades; por fim, os resultados adquiridos após a realização das regências. Os resultados revelaram que, a utilização de metodologias que envolva atividades em grupo estimula a interação social e a compreensão através do compartilhamento de informações e experiências sobre o assunto tratado; a forma ativa, compreensiva e construtiva, estimulando o pensamento operatório chamou a atenção dos alunos a partir das aulas expositivas dialogadas, estimulando a participação e a colaboração com o plano de aula proposto, o domínio de recursos didáticos diversificados, de habilidades e colaboração da sala de aula, proporcionou resultados de aprendizagem satisfatórios. Portanto, conclui-se que o Estágio Curricular Supervisionado em Geografia II é, impreterivelmente, um momento onde os futuros professores podem exercitar aspectos que ele ache importante desenvolver no campo de trabalho, e se redescobrir como educador, desenvolvendo uma didática que seja mais adequada ao seu perfil pedagógico, fazendo com que a mesma alcance resultados positivos na aprendizagem dos alunos.
Palavras-chaves: Geografia e Ensino; Estágio Supervisionado; Metodologias de Ensino.
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