PET/CONEXÕES DE SABERES INDÍGENAS

10 anos de ensino, pesquisa e extensão

Authors

  • Elisângela Aparecida Pereira de Melo
  • Giséle Lima Karajá de Sousa
  • Gleucione Majawari Karaja
  • Leandro de Brito Castro Xerente
  • Pedro Lima Karajá de Sousa
  • Railton Moreira Txebuaré Karajá
  • Welder Wachure Dias Aires Karajá
  • Wayllany Txibairu Barros Karaja

Abstract

O Grupo PET/Conexões de Saberes Indígena, vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Araguaína, Unidade Cimba, da Universidade Federal do Tocantins, desde sua criação em 2010. As atividades do referido Grupo PET são conduzidas e desenvolvidas pelo princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa, a extensão e os saberes originários dos povos indígenas. No ano de 2020, o Grupo completará 10 anos de implantação e implementação em suas atividades, as quais têm reverberado nas práticas formativas dos estudantes petianos bolsistas e voluntários. Na perspectiva de alusão ao
fortalecimento deste Grupo, o presente trabalho tem por objetivo evidenciar o Programa de Educação Tutorial (PET), particularmente, este Grupo, trazendo para as reflexões de uma educação apreendida e ensinada pelos distintos contributos fomentando entre os ex-petianos que concluíram os cursos de graduações, visto que, alguns estão atuando como professores em suas comunidades indígenas, outros estão dando continuidade aos estudos a nível de mestrado e doutorado, em relação aos atuais petianos bolsistas apresentaremos suas expectativa educativas e formativa. O estudo parte da abordagem qualitativa da pesquisa narrativa, tendo como método de recolha de informações as entrevistas narrativas. As reflexões advindas do processo narrativo apontam as contribuições do PET na formação e na constituição da identidade profissional desses estudantes. Ademais esses resultados também fazem parte de  um sistema constitutivo e próprio do Grupo, o qual têm demandado esforços e quereres pessoais, e, em alguns casos mais específicos o afastamento temporário de suas comunidades, famílias e tradições, os quais conduziram e conduzem os membros desse Grupo à aquisição dos conhecimentos acadêmicos, de modo a provocar as transformações e mudanças na ocupação de cargos profissionais em suas comunidades, que até, então, eram ocupados pelos não indígenas, e em dias atuais por eles. Portanto, há de se notar que ao longo dos 10 anos de constituição do Grupo PET/Conexões de Saberes Indígena, muitos foram os entraves acadêmicos e culturais enfrentados cotidianamente por esses petianos bolsistas e voluntários.
Entraves esses que consolidam o Grupo e as práticas formativas e de atuação futura dos petianos. 

Published

2021-08-25

How to Cite

Melo, E. A. P. de ., Sousa, G. L. K. de ., Karaja, G. M. ., Xerente, L. de B. C. ., Sousa, P. L. K. de ., Karajá, R. M. . T. ., Karajá, W. W. D. A. ., & Karaja, W. T. B. . (2021). PET/CONEXÕES DE SABERES INDÍGENAS: 10 anos de ensino, pesquisa e extensão. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5509