TESTE DE HONESTIDADE
uma análise de integridade pessoal através de uma venda aberta
Abstract
A realização do projeto de Teste de honestidade dos integrantes do grupo PET do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins tem como objetivo analisar as ações de honestidade e integridade pessoal dos graduandos do Campus de Palmas. O projeto contempla a realização de uma venda aberta, no estilo “pegue & pague”, onde os alunos estarão comprando o produto e deixando o dinheiro no caixa sem nenhum vendedor presente, assim podendo ou não realizar o pagamento. O produto escolhido pelo grupo foi café e biscoito, na parte do café foi deixada uma garrafa térmica cheia e copos descartáveis de 50 mL, em relação ao biscoito foi comprado pacotes de biscoitos da marca “Tuc’s” os quais foram utilizadas 6 unidades dos biscoitos e embalados em sacos plásticos transparentes, os quais foram fechados com uma fita e na parte superior da embalagem grampeamos um pequeno pedaço de papel com uma mensagem motivacional e o Instagram do nosso grupo pet.
Foi impresso um cartaz com o nome e preço dos produtos e fixado em uma parede, foi colocado uma mesa com os produtos e deixado no meio do bloco J do Campus de Palmas da UFT, a venda foi realizada a partir das 07:30 até às 17:00 de segunda à sexta. Ao fim de cada dia era contabilizado quantos pacotes de biscoitos e quantos cafés foram vendidos, assim, foi comparado o valor que daria essas vendas com o valor que estava no caixa. Se o valor do caixa fosse igual ao valor estimado das vendas significaria que as pessoas que compraram naquele dia tinham realizado o pagamento. Os resultados observados foram que a cada dia 97% dos participantes pagaram o que consumiram e 3% não pagaram, desta maneira foi possível analisar a honestidade dos graduandos que frequentam a Universidade Federal do Tocantins, campus Palmas.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao enviar o texto para a publicação, o autor estará autorizando que seu trabalho seja reproduzido pela revista tanto em publicação imediata como posterior, e sempre será respeitado o direito autoral.