PROJETO DE PESQUISA - Lugar de múltiplas territorialidades

Os dilemas dos alunos LGBT no chão da escola

Authors

  • Lucas Henrique Negreiros Dias
  • Amélia Regina Batista Nogueira

Abstract

A presente pesquisa é fruto de um PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica) articulado com o PET Conexões Urbanas, sob orientação da tutora do programa, onde é trazida a discussão questões acerca do modo como as escolas trabalham as diversidades, especificamente aquelas relacionadas à orientação sexual, bem como as políticas adotadas pelas instituições para tratar do assunto. Além dos efeitos que estas medidas têm nos seus alunos que se identificam como LGBT e os impactos que causam em suas vidas. O objetivo desta pesquisa é provocar a discussão acerca da forma como as questões referentes à orientação sexual são vistas nas escolas, tendo em vista que esta aparece na maioria das vezes como um espaço heteronormativo, bem como questionar se as soluções propostas pelas escolas geram efeitos e diminuem a pressão sofrida por alunos LGBT no ambiente escolar.
Procuraremos compreender ainda, como a Geografia, enquanto ciência e disciplina escolar, pode contribuir com o debate e se posicionar no sentido do respeito aos lugares enquanto espaço de afetividade e de territorialidades identitárias. Elegeremos assim, a categoria lugar e o território enquanto territorialidades identitárias. Tal resultado será obtido através de pesquisa em campo, onde serão entrevistados docentes, alunos e direção a respeito do tema, bem como a forma como a comunidade escolar reage às políticas adotadas. Seus resultados serão abordados levando em conta, ainda fatores sociais e sua influência no entendimento das diversidades.

Published

2021-08-25

How to Cite

Dias, L. H. N. ., & Nogueira, A. R. B. (2021). PROJETO DE PESQUISA - Lugar de múltiplas territorialidades: Os dilemas dos alunos LGBT no chão da escola. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5489

Most read articles by the same author(s)