A LEITURAÇÃO

LETRAMENTO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES

Authors

  • Giselle Hannah Assis de Almeida
  • Yzabelle Alves do Vale
  • Manuella dos Santos Gomes
  • Giselly Karen Castro Godinho
  • Amélia Regina Batista Nogueira

Abstract

O letramento nas escolas da rede pública de ensino, especialmente o letramento literário sob uma perspectiva interdisciplinar, é uma maneira de trabalhar diversos temas com alunos do Ensino Fundamental em Séries Iniciais - de modo a construir conhecimento e pensamento crítico. Pautado nesse princípio foi que o PET Conexões desenvolveu projeto para diminuir as dificuldades de leituras de crianças dos anos iniciais de escolas municipais.  O letramento tem como intuito trabalhar com a habilidade de leitura e escrita dos alunos e, para tanto, precisa dialogar com demais áreas do conhecimento, assim como com diversos gêneros textuais para inserir o estudante em um universo letrado. Diante disso, é preciso estudar meios que possibilitem ao aluno contextualizar-se no mundo e, dessa forma, encontrar-se também nos textos literários. Nesse sentido, uma abordagem interdisciplinar pode nortear o jovem leitor a um caminho que possibilite uma visão ampla do meio no qual está inserido e, a partir daí, desenvolver a capacidade de expressar, ao seu modo, a realidade em que vive. O texto literário, por sua vez, tem a missão de - nas palavras de Antonio Candido - dar forma aos sentimentos e à visão do mundo, ela nos organiza, nos liberta do caos e portanto nos humaniza. A discussão, portanto, estará em torno da colaboração teórica para a implementação de práticas deste tipo baseados na Base Nacional Comum Curricular e teorias sobre o letramento. Para que haja plena compreensão por parte dos alunos, é preciso aproximá-los da leitura por meio de diversos gêneros textuais como a música, animações, livros ilustrados, propagandas, cartoons, etc. A variedade de gêneros textuais em torno de um assunto específico possibilita aos alunos visões diferentes de mundo e maneiras de expressão. Como bônus, a literatura tem o papel de sensibilizar por meio da identificação com a história dos personagens. Com isso, é possível educá-los a respeito de temas transversais como meio ambiente, relacionamento interpessoal, etc. Além disso, auxilia na compreensão de textos e, por meio de perguntas-chave sobre o texto, é possível ajudá-los a formular e organizar seus próprios pensamentos a respeito do tema abordado. Portanto, o letramento é uma poderosa ferramenta para trabalhar com um tema em diversas camadas, desde a compreensão até a produção de texto.

Published

2021-08-25

How to Cite

Assis de Almeida, G. H., Alves do Vale, Y., dos Santos Gomes, M., Castro Godinho, G. K., & Batista Nogueira, A. R. (2021). A LEITURAÇÃO: LETRAMENTO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5424