O TEATRO NO ENSINO DE FÍSICA

uma proposta de intervenção nas Escolas de Ensino Médio

Autores

  • Vinícius Cunha Barbosa
  • Escarlet Imopoco Lima
  • Luck de Souza Santos
  • Jonathan Luiz Ignácio
  • Luciene Batista da Silveira

Resumo

Atentos a dificuldade dos alunos para o entendimento de Física no ensino elementar e a necessidade cada vez maior da interdisciplinaridade para a formação do cidadão pensante e social, pensa-se em paradigmas e metodologias alternativas, entre elas o uso do teatro, como tentativa de resolução dos problemas que a educação tradicional não conseguiu solucionar. Com o intuito de apresentar peças teatrais nas escolas abordando aspectos e conceitos elementares sobre Física e o papel da Ciência buscando aguçar a curiosidade e a compreensão do mundo dos atores e dos espectadores escolheu-se a peça “A Vida de Galileu” de Bertolt Brecht, o qual passa por adaptação para melhor abordagem dos assuntos de importância atual. Esse roteiro será ensaiado e trabalhado, considerando o figurino, o cenário e as interações, pelos petianos para que possamos apresentar nas escolas de Ensino Médio ou em eventos relacionados ao Ensino de Física e posteriormente ser analisado pelo público considerando a compreensão dos fenômenos naturais e aprendizagem significativa dos conteúdos. Espera-se incentivar a inovação e o aperfeiçoamento nas práticas educativas para melhoria da educação e formação em nosso país

Arquivos adicionais

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Barbosa, V. C. ., Lima, E. I. ., Santos, L. de S. ., Ignácio, J. L. . ., & Silveira, L. B. da . (2021). O TEATRO NO ENSINO DE FÍSICA: uma proposta de intervenção nas Escolas de Ensino Médio. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5466