GAMEFICAÇÃO COMO METODOLOGIA PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR EM UBERLÂNDIA - MG
GAMEFICAÇÃO COMO METODOLOGIA PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR EM UBERLÂNDIA - MG
Resumo
O presente trabalho tem como centralidade compreender a dinâmica metodológica para ensinar geografia na escola por meio da didática gameficada, uma vez que o processo ensino-aprendizagem precisa ampliar sua capacidade de comunicação e narrativas para alcançar o cotidiano e a realidade escolar. Neste sentido, o presente artigo revela-se importante por apresentar uma proposta elaborada pelos estagiários da disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica, tendo como objetivo principal a edificação de uma pedagogia geográfica mais reflexiva, crítica e dinâmica a partir da temática globalização. A proposta foi executada tendo como crítica a globalização não como simples amontoado de questões econômicas, visto que essa temática foi apresentada como aproximação entre o sentido político e os grandes cenários de contradições. O jogo utilizado foi um bingo, chamado de Bingo Geográfico, com perguntas e respostas sobre a temática Globalização, definida pela professora Kely Cristina dos Santos Lopes, Supervisora do estágio na Escola Municipal Profª Cecy Cardoso Porfírio. Esta foi uma proposta lúdica de uso de jogos como metodologia de ensino de Geografia aplicada junto aos alunos do 9º Ano; assim, o jogo mostrou-se uma atividade pedagógica válida por motivar estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao enviar o texto para a publicação, o autor estará autorizando que seu trabalho seja reproduzido pela revista tanto em publicação imediata como posterior, e sempre será respeitado o direito autoral.