AVALIACAO DO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS EXECUTADO NO MUNICIPIO DE MANCIO LIMA, ACRE.

Autores

  • Aline Ferreira da Silva UFAC
  • Paula Rúbia Jornada Bastos UFAC
  • Ana Caroline Santana dos Santos UFAC
  • Charlene Cristine Rodrigues Menezes UFAC
  • Alison Lopes da Silva UFAC
  • Débora Sara de Almeida Cardoso UFAC
  • Cristieli Sérgio Menezes de Oliveira UFAC
  • Eder Ferreira de Arruda UFAC
  • Simone Perufo Optiz UFAC
  • Mônica (nao tem) da Silva-Nunes Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

endemias, programa, prevenção, controle, Hepatites virais, Mâncio Lima

Resumo

Objetivos: Avaliar o cumprimento do fluxo pré-estabelecido pelo Ministério da Saúde para o Programa Nacional para a Prevenção e Controle das Hepatites Virais (PNHV) no município de Mâncio Lima, Acre,  identificando facilidades na capacidade de manter as ações controle nos serviços, ou possíveis obstáculos. Metodologia: A execução do programa foi avaliada em 21 quesitos, distribuídos em: orientação da população, campanhas de educação a população, rastreamento de populações de risco, existência de centro de testagem e aconselhamento, cumprimento da abordagem para a avaliação de risco, vacinação, fluxo de referência para encaminhamentos, diagnóstico e tratamento. Resultados: Dentre os 21 quesitos averiguados, apenas 5 foram satisfatórios (rastreamento de populações de risco, vacinação, teste rápido para hepatites B e C), de acordo com as normas vigentes do PNHV. Conclusão: Conclui-se que há grande déficit de infraestrutura diagnostica e de recursos humanos.  Provavelmente esteja ocorrendo subnotificação dos casos de hepatites no município devido a esses déficits diagnósticos. A confirmação do diagnostico dos pacientes tem que ser feito em outro município e está ocorrendo grande dificuldade no manejo do tratamento.

Referências

-Ministério da Saúde, 2005. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de aconselhamento em hepatites virais / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2005.

-Bensabath F, Leão RNQ. Epidemiologia na Amazônia Brasileira. In Focaccia R. Tratado das Hepatites Virais. São Paulo: Atheneu; 2003. p. 11-26.

- Ministério da Saúde, 2013. Secretaria de Vigilância em Saúde – Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais - Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais – Ano IINº01. Disponível em: <http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/publicacao/2012/51820/boletim_hepatites_miolo_2012_pdf_11235.pdf> .

- Ministério da Saúde, 2013 a. Vigilância. Hepatites. Disponível em: < http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/>

- Programa Nacional de Hepatites Virais: avaliação da assistência as hepatites virais no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Programa Nacional de Hepatites Virais. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

- Viana, Tião. Estudo soroepidemiológico da hepatite B e Delta no Acre/Tião Viana. Brasília: Senado Federal, 2005, p. 89-91.

-Braga, W et al.. Infecção pelos vírus das hepatites B e D entre grupos indígenas da Amazônia Brasileira: aspectos epidemiológicos. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2004, v. 37: suplemento II, p.9-13

-Ministério da Saúde, 2014. Sistema de Identificação de Agravos de Notificação (SINAN/SVS–MS,2014). Disponível em: http://dtr2004.saude.gov.br/sinanweb/

Downloads

Publicado

2015-11-06

Edição

Seção

Artigo Original