A construção de conhecimento no ensino remoto emergencial: desafios e aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.7.1-25Resumo
Durante o cenário pandêmico que ocorreu em 2020, a sociedade precisou passar por adaptações nos modos de realizar suas atividades, sendo o campo educacional um dos setores que também sofreu esse impacto, com a paralização das atividades e retorno com o ensino remoto emergencial. Em decorrência dessas questões e mudanças no ensino, foi necessário refletir e analisar os reais desafios nessa etapa do conhecimento, tendo em vista que afetou e impactou diretamente o contexto educacional. Assim, este trabalho tem como objetivo relatar as experiências adquiridas durante as aulas no Ensino Remoto Emergencial (ERE) no ano de 2021, no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM, no qual, aponta as vivências, desafios, benefícios, dificuldades e estratégias didáticas utilizadas na construção do conhecimento. Para tanto esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, em forma de um relato das experiências vivenciadas no Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, em tempos de pandemia. Devido ao contexto geral, foi observado algumas implicações durante esse processo de ensino e aprendizagem, tais como a organização pessoal, necessidade de maior autonomia e apropriação dos recursos tecnológicos, em se tratando do contexto amazônico em que o acesso à internet é muito mais difícil, devido à distância dos grandes centros urbanos. Deste modo, os aspectos positivos e negativos apontados nos levam a refletir sobre essa forma de construção do conhecimento, de modo a sempre garantir melhores condições de ensino no contexto educacional.