Concepções pelos alunos do ensino fundamental II envolvendo os cientistas
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.6.2-10Resumo
O Ensino de Ciências se mostra importante para que sejam evitadas distorções existentes na visão científica pelos alunos, sobre a fixação de conceitos baseados em conhecimentos prévios. Analisar os alunos sobre sua relação com algumas das grandes personalidades é importante para a contextualização das novas descobertas científicas. Nesta pesquisa realizou-se aplicação de questionários e entrevistas para 184 alunos do ensino fundamental II, alguns nomes foram facilmente reconhecidos pelos estudantes, contudo, ainda existem pesquisadores com pouca visibilidade. Foi possível verificar que mesmo Santos Dumont sendo lembrado como cientista brasileiro, há alunos que não reconheceram o seu retrato. Nesse contexto, identificou-se uma grande influência das mídias digitais sobre o conhecimento prévio dos estudantes acerca das personalidades científicas, e uma menor relação com os livros didáticos e os próprios conteúdos descritos em sala de aula. O trabalho demonstrou que é necessário um maior foco no ensino de História e Filosofia da Ciência e Divulgação Científica, relacionando estas metodologias no ambiente escolar para assim, os cientistas e os filósofos serem melhores descritos pelas suas contribuições ao desenvolvimento científico. O emprego da metodologia STEAM apresentou-se como uma ferramenta eficiente para promover uma divulgação científica aos alunos que participaram do projeto.