A importância da utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de Biologia e Química

Autores

  • Liandra Caroline do Rosário Soares Universidade Estado do Pará
  • Phamella Belém Reis Universidade Estado do Pará
  • Cléa Nazaré Carneiro Bichara Universidade Estado do Pará
  • Manoel Tavares de Paula Universidade do Estado do Pará
  • Altem Nascimento Pontes Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.5.2-20

Resumo

A metodologia ativa é um processo em que o aluno consegue desenvolver estímulos levando à sua participação ativa no ensino-aprendizagem. Apesar de ser considerada uma estratégia eficaz, predomina uma educação tradicional, na qual os discentes não se sentem engajados em sala de aula, tornando uma aprendizagem falha. Diante disso, é necessário ter estudos voltados para ferramentas de ensino. Nesse sentido, o objetivo foi levantar dados significativos da literatura educacional para ressaltar a relevância das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de Biologia e Química. Na metodologia, apresenta-se uma revisão integrativa da literatura com análise dos artigos de forma criteriosa obtidos nas bases de dados – SciELO e Google Acadêmico –, no período de 2017 a 2022. Foram identificados diversos benefícios no uso de metodologias ativas como engajamento em aprender, autonomia e maior compreensão dos conteúdos abordados. Em contrapartida, algumas dificuldades foram acentuadas na aplicação desse tipo de metodologia, tais como: poucos trabalhos sobre experiências na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e gamificação, formação docente deficiente, baixa diversidade de metodologias ativas e a escassez do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Desta forma, o uso de metodologias ativas no ensino de Química e Biologia é uma estratégia de ensino que gera um enriquecimento didático na aprendizagem dos estudantes.

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Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos