Importância das agências de checagem de fatos no combate às Fake News e possibilidades para o ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.5.2-1Resumo
Movidos pelo notório impacto social causado pela disseminação de notícias falsas, levantamentos e reflexões acerca do uso das Fake News como estratégias educacionais foram discutidos no presente trabalho. Para isto, três agencias de checagens (E-farsas, Aos Fatos, Lupa) e um software (FakeCheck), bem como suas potencialidades foram explorados e a agência Lupa, além de empregada no levantamento do quantitativo de desmistificações de notícias falsas nos anos de 2019 e 2020, foi também escolhida na seleção de publicações utilizadas na proposição de estratégias para o ensino de química. As principais observações trazem como resultados a singularidade de cada agência de checagem em seus métodos e recursos ofertados; o caráter crescente de desmistificações de FN de 2019 à 2020; e a possibilidade do uso de FN como ferramenta na abordagem de conceitos químicos nos âmbitos de química pura, interdisciplinar e de senso comum para o Ensino de Química à alunos de Ensino Médio. Os resultados adquiridos e apresentados neste artigo justificam a importância deste como potencial instrumento de conscientização e educacional.