A monitoria de prática de ensino em ciências no ensino remoto: uma contribuição para identidade docente

Autores

  • Samuel Magalhães Caetana Universidade Federal do Amazonas
  • Maria de Nazaré da Silva Braga Universidade Federal do Amazonas
  • Euricléia Gomes Coelho Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.4.2-14

Resumo

A monitoria é uma das atividades acadêmicas que desperta o interesse do aluno pela formação docente. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é relatar a experiência de monitoria vivenciada na disciplina de Prática de Ensino em Ciências II no ensino remoto, bem como descrever as atividades didáticas desenvolvidas como um processo de construção da identidade docente. Trata-se de um relato de experiência de caráter qualitativo de abordagem descritiva, realizada no semestre 2020/2 (ano letivo 2021) no curso de graduação em Ciências: Biologia e Química (UFAM/IEAA). As aulas foram desenvolvidas de forma síncronas e assíncronas por meio do Google Meet e Google Classroom. A atribuição dos monitores era auxiliar os discentes no desenvolvimento das atividades pedagógicas da disciplina. Diante disso, a monitoria realizada de forma remoto foi uma experiência gratificante, que promoveu reflexões críticas sobre a prática docente nesse contexto de ensino remoto e contribuiu significativamente na para a formação da identidade docente, possibilita assim o compartilhamento de saberes.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência