Escassez hídrica e a saúde humana: concepções alternativas de estudantes do ensino fundamental do município de Tenente Ananias-RN

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DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.4.2-9

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as concepções alternativas de estudantes do ensino fundamental, anos finais, quanto a inter-relação entre a escassez hídrica e a saúde humana. A pesquisa foi desenvolvida com 27 alunos matriculados no turno vespertino de uma escola municipal localizada em Tenente Ananias, Rio Grande do Norte, Brasil. Para a coleta dos dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada com questões subjetivas e objetivas. Posteriormente, os dados coletados foram analisados e categorizados. Através dos dados levantados, notou-se que os educandos apresentam dificuldade de compreensão da importância e a função que a água desempenha nas diferentes formas de vida, como também, em identificar que a escassez hídrica é um problema recorrente e afeta grande parte da população. Diante disso, almeja-se que essa pesquisa possa contribuir para despertar nos alunos o interesse para combater os impactos ambientais envolvendo a escassez hídrica, assim como para os docentes, os quais a partir dessas concepções possam refletir e planejar estratégias para desenvolver atividades de uso sustentável dos recursos hídricos a nível local, com vistas a construção de um trabalho que atenda as exigências dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

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Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos