Cartilha sobre o Distúrbio de Ansiedade e a Dificuldade no Aprendizado

Autores

  • Erivelton Carvalho Noronha Universidade Federal do Amazonas
  • Ananda Maria Pinto Gomes Universidade Federal do Amazonas
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.4.2-18

Resumo

A saúde mental vem sendo cada vez mais o tema de interesse de trabalhos, pesquisas e artigos científicos em diversas áreas, abrangendo as áreas de saúde ao campo da educação. Estudos mostram que desde 2017, o Brasil vem tendo o maior número de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo. São quase 19 milhões de brasileiros com a qualidade de vida comprometida por este distúrbio. Junto a isso, a pandemia da Covid-19 (causada pelo Coronavírus), contribuiu diretamente, desencadeando transtornos mentais e até agravando casos já existentes. Esse distúrbio, por sua vez, interfere diretamente na aprendizagem de estudantes, dificultando a capacidade de adquirir conhecimentos, reter ou usar habilidades e destrezas, o que afeta o desempenho acadêmico. Diante dessa realidade, o objetivo deste artigo foi elaborar uma cartilha informativa voltada o distúrbio de ansiedade e a dificuldade no aprendizado. Dessa forma, a cartilha foi construída através do aplicativo Powerpoint conforme as recomendações para concepção e eficácia de materiais educativos, de acordo com as características do conteúdo, linguagem, organização, layout, ilustrações e informação, tendo em mente dois princípios básicos, o de promover a auto informação e ajudar a na procura de ajuda adequada. Verificou-se a importância de um material informativo capaz de contribuir para modificar a realidade de dos estudantes por meio do esclarecimento.

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Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Notas Técnicas