Abordagem do lixo eletrônico no ensino de química: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.4.2-19Resumo
Diante dos crescentes dados estatísticos relacionados ao consumismo eletrônico, este trabalho realizou uma revisão bibliográfica sobre o lixo eletrônico trabalhado no ensino de Química que, por sua vez, o Brasil é o mercado emergente que gera o maior volume desse lixo anualmente, desta forma, há urgência em trabalhar de forma significativa na escola. É importante que as instituições estejam empregando as questões inerentes aos detritos gerados para fortalecer a formação cidadã. Portando, realizou-se a pesquisa bibliográfica qualitativa em três locais de abrangência nacional e reconhecidos na área de Química e ensino de Química: Revista Química Nova na Escola (QNEsc), anais da divisão de ensino de Química do Congresso Brasileiro de Química (CBQ) e anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ). Para analisar a quantidade de artigos que embasam a prática pedagógica de professores e como o assunto está sendo tratado. Por mais que seja de extrema importância empregar a temática de lixo eletrônico nas escolas, outros assuntos protagonizam as publicações na esfera educacional, assim, apresenta certo déficit de materiais para alicerçar, de forma significativa os docentes químicos. Verificou-se como resultado poucas publicações em torno do tema e, na maioria, é utilizado como tema gerador do conteúdo de eletroquímica.