A promoção da alfabetização científica prática avaliada por meio dos níveis representacionais em um livro didático de química

Autores

  • Luana Pires Vida Leal Universidade Estadual de Londrina
  • Matheus Junior Baldaquim Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.4-29

Resumo

Sabe-se que o Livro Didático (LD) está presente no Ensino de Química como uma ferramenta orientadora da construção do conhecimento, que por sua vez, podem ser avaliados quanto à sua eficiência por meio de diversos instrumentos. Johnstone (1993) considera que o entendimento de conceitos químicos deve integrar três níveis de representação: macroscópico, simbólico e submicroscópico. Por essa razão, o presente trabalho tem o intuito de analisar se um dos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 possui os três níveis de representação. Para isso, foi analisado o conteúdo de “transformações químicas” sob a ótica da Análise de Conteúdo, tomando como categorias a priori os três grandes grupos de representação. O presente trabalho evidenciou que o livro contemplado possui os níveis, sendo um instrumento que pode auxiliar na compreensão dos conteúdos químicos, contribuindo para o desenvolvimento da alfabetização científica prática de um indivíduo.

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Publicado

2021-10-25