Análise da aplicação de um estudo de caso para o ensino de radioatividade no contexto da energia nuclear
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.4-28Resumo
Dentre as diversas estratégias didáticas que consideram o estudante como sujeito central e ativo do processo de aprendizagem, destaca-se o trabalho com Estudos de caso, uma variante da aprendizagem baseada em problemas. Esse trabalho apresenta uma proposta que envolve a elaboração e utilização de um estudo de caso, denominado “Usina de Angra III”, para discutir impactos ambientais e sociais associados a uma possível retomada nas obras de construção da usina, paradas desde 2014. Os estudantes foram apresentados ao caso, divididos em dois grupos, contrários e favoráveis a continuidade da obra e, por fim, defenderam suas posições em um debate. Eles também responderam um questionário sobre a temática radioatividade, no início e fim da intervenção didática proposta. De acordo com os resultados, os estudantes demonstraram dificuldade em construir as ideias e defenderem suas posições, no início da atividade, mas conseguiram estruturar bons pontos e discutir de forma adequada as questões sobre o caso, apresentadas ao longo do processo. Ainda, as respostas ao questionário sugerem a construção do conhecimento e a aprovação da estratégia pelos estudantes.