Análise de paródias sobre eletroquímica, de autoria de estudantes, como estratégia didática no ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.4-27Resumo
Neste estudo, analisamos paródias sobre eletroquímica, de autoria de estudantes, como estratégia didática no ensino de Química com os objetivos de avaliar a intertextualidade nelas presentes e identificar os conceitos químicos do conteúdo de Eletroquímica mobilizados pelos estudantes. A pesquisa desenvolvida é qualitativa, contou com a participação de 42 estudantes da 2ª série do ensino médio de uma escola pública da região metropolitana do Recife-PE, e seguiu quatro etapas: elaboração do questionário; planejamento da intervenção didática; desenvolvimento da intervenção didática; análise dos dados. A partir dos resultados das análises podemos dizer que os estudantes mantiveram, em diferentes graus, a intertextualidade nas paródias elaboradas e mobilizaram diferentes conceitos químicos do conteúdo de Eletroquímica. Portanto, destacamos a elaboração de paródias, de autoria de estudantes, como uma das estratégias didáticas no ensino de Química.