O uso da analogia “Mol de Feijões” como instrumento didático para iniciação do ensino de cálculos químicos no ensino médio

Autores

  • Raíssa Almeida Souza Reis Universidade Federal do Amazonas
  • Otaniel Vaz Borges Júnior Universidade Federal do Amazonas
  • Sidilene Aquino de Farias Universidade Federal do Amazonas
  • Rafael Salgado Silva Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.4-24

Resumo

Este trabalho objetivou analisar a contribuição da analogia “Mol de Feijões” na aprendizagem de aspectos quantitativos relativos às transformações químicas. Os “Cálculos Químicos” abordam o conceito de Mol e Constante de Avogadro, relacionando o mundo macroscópico com o modelo microscópico da constituição da matéria. As relações quantitativas existentes entre as substâncias em uma reação química tem sido uma das principais dificuldades de compreensão entre os estudantes nas aulas de Química. A analogia “Mol de Feijões” foi elaborada no decorrer da disciplina Instrumentação para o Ensino de Química I e desenvolvida em aulas de Química no Ensino Médio, em uma escola pública no município de Manaus, como atividade de regência na disciplina Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amazonas. A coleta de dados sobre as contribuições do instrumento decorreu da aplicação de um questionário com seis perguntas abertas, sendo a análise e categorização das respostas realizada por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que 56% dos alunos apresentaram respostas próximas ao conceito científico. Desse modo, o uso de analogias no processo de ensino e aprendizagem caracteriza-se como um importante instrumento de ensino, contribuindo de forma eficiente para compreensão do conceito “mol”.

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Publicado

2021-10-25