Discussões conceituais sobre eletroquímica entre licenciandos em química
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.4-3Resumo
O presente trabalho, realizado na Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho, teve como objetivo discutir as relações conceituais sobre eletroquímica de um grupo de alunos do curso de licenciatura em Química, a fim de debater acerca das dificuldades no ensino e entendimento deste conteúdo. Durante a pesquisa, os alunos foram protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, realizando microaulas e experimentos investigativos. Para isso, a coleta de dados foi feita por meio de questionários, mapas conceituais e produção de material didático. A análise dos questionários aponta que mesmo após os alunos atuarem como protagonistas nas atividades, eles ainda apresentam dificuldades em compreender conceitos introdutórios, tais como, oxidação/redução, agente redutor/oxidante, cátodo/ânodo e pilha, o que reforça a importância do professor e dos manuais didáticos enfatizarem essas discussões em sala de aula, principalmente na etapa de formação inicial, sobretudo, no que trata da nomenclatura eletroquímica, a qual requer entendimento livre de confusões.