Análise de uma proposta didática na perspectiva da educação em direitos humanos no ensino de química com abordagem da QSC passabilidade
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.2-36Resumo
Neste estudo analisamos uma proposta didática para o ensino de Química com abordagem da Questão Sociocientífica Passabilidade, com o objetivo de identificar contribuições e limitações na perspectiva da Educação em Direitos Humanos. Seguimos uma abordagem qualitativa dos dados e realizamos três etapas metodológicas: 1) selecionamos uma proposta didática para análise (1ª etapa); 2) descrevemos a proposta didática selecionada (2ª etapa); e 3) analisamos a proposta didática em tela (3ª etapa). A partir das análises podemos dizer que a proposta didática de ensino de Química com abordagem da QSC Passabilidade poderá contribuir para a Educação em Direitos Humanos ao propiciar, por exemplo, a sensibilização dos estudantes diante da Passabilidade, o reconhecimento das diferenças sociais, culturais e econômicas implicadas nesta questão, e reflexões sobre o respeito ao direito do outro, bem como, a compreensão dos direitos das pessoas trans* em optar ou não por este processo por meio da hormonização.