Atividades investigativas para o ensino de química e de outras ciências em uma turma de licenciandos(as) de várias áreas: reflexões sobre uma experiência formativa
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.2-27Resumo
Há um contexto problemático relacionado à formação de professores(as) de química e das demais ciências da vida e da natureza. Uma de suas consequências se traduz na falta de motivação e dificuldade dos(as) estudantes para aprender os conteúdos ensinados. Dentre as possíveis causas, estaria um ensino em que se privilegia uma transmissão tradicional, acumulativa, a-histórica e acrítica dos conteúdos das ciências para os(as) estudantes. Neste trabalho, descreve-se uma experiência formativa envolvendo a abordagem das atividades investigativas e os sujeitos de uma turma de licenciandos(as) de várias áreas. Reflete-se em que medida um mergulho mais aprofundado em direção a essa abordagem como práxis poderia contribuir para a formação docente dos sujeitos envolvidos. São apresentados os fundamentos teórico-metodológicos adotados, as estratégias instrucionais utilizadas, as atividades realizadas, memórias de mediações feitas e alguns resultados obtidos. Como conclusão, diante dessa experiência vivida, entende-se que a escolha feita pode ser um dos caminhos frutíferos a trilhar para o enfrentamento do referido contexto problemático.