Análise das concepções alternativas sobre a natureza do conhecimento científico na disciplina de química do ensino médio

Autores

  • Robson Fagner Ramos de Araújo Escola Cidadã Integral Técnica Arlinda Pessoa da Silva, Juru, Paraíba, Brasil
  • Filipe Silva de Oliveira Universidade de São Paulo
  • João Pessoa Pires Neto Universidade Federal do Oeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-11

Resumo

A História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química tem sido objeto de estudo em diversas modalidades de pesquisas a nível nacional e internacional. Vários autores apontam que “há muitas pedras nesse caminho”, no sentido de que os resultados de tais investigações cheguem até a sala de aula, o que de fato tem sido grande desafio para a toda comunidade acadêmica. Esta pesquisa tem como principal objetivo apresentar os resultados de uma análise feita sobre a concepção do conhecimento científico dos estudantes do Ensino Médio de Química em uma escola estadual na cidade de Campina Grande – PB. A investigação é de natureza qualitativa, em que foi aplicado um questionário semiestruturado a partir de questionamentos sobre a natureza do conhecimento científico. Os resultados apontam visões deformadas e simplistas quanto ao entendimento dos estudantes sobre o tema abordado. Nesse sentido, inferimos estas deformações à falta de abordagem sobre a História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química.

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Publicado

2021-09-25