Tecnologias digitais e a interface com o ensino de química: um olhar para a prática docente

Autores

  • Camila de Fatima Sant’Ana Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Denise Leal de Castro Instituto Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-3

Resumo

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) contribuem para mudanças na sociedade no âmbito social, cultural, econômico. É pertinente que os professores de Química compreendam as modificações que as TDIC provocam, objetivando se atualizar desempenhando uma práxis docente que atenda a demanda educacional. Objetivou-se nesse trabalho investigar as representações dos professores de Química sobre a utilização das tecnologias digitais na práxis docente. Para tal foi realizada uma pesquisa de opinião com professores de Química. As respostas manifestadas na pesquisa de opinião reforçam a necessidade de um olhar mais aprofundado para a formação de professores de Química. Os respondentes não estão indiferentes a relevância que as TDIC conservam no âmbito das escolas, porém os obstáculos para utilizar esses recursos com domínio didático ainda são diversos. Em face deste cenário, evidencia-se a necessidade de reflexão sobre como esses profissionais poderão atender as diretrizes indicadas na BNCC adquirindo uma formação mais qualificada.

Downloads

Publicado

2021-09-25