O desenvolvimento do conceito de substância química: uma história e implicações para o ensino de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.5-33

Resumo

Considerando a centralidade e importância do conceito de substância química, faz-se uma abordagem histórica do conceito de substância e suas modificações desde a antiguidade grega até o conceito atual de substância química. Neste artigo, são abordadas as interrelações entre o conceito de substância química e outros que são e foram estruturantes para a ciência química. As metodologias empregadas são as de pesquisa bibliográfica e pesquisa histórica com o uso de fontes primárias e secundárias. Da análise foram demarcadas limitações atuais do conceito e suas implicações para o ensino de química são discutidas. Como conclusões, aponta-se a necessidade de maior compreensão do processo de estruturação do conceito de substância química e de maiores pesquisas nesse sentido a fim de que novas estratégias de ensino sejam elaboradas para mitigar os problemas de compreensão do conceito.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Notas Técnicas