Análise da história da ciência no livro didático de química
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.1-24Resumo
A utilização da História da Ciência como abordagem de ensino nos livros didáticos de Química é recorrente. Frequentemente é relacionada a conteúdos abordados no primeiro ano do ensino médio, por serem esses conteúdos que introduzem os estudos sobre a Química. Com uma abordagem metodológica qualitativa do tipo análise documental, objetivou-se investigar como a História da Ciência é abordada na obra didática “Química”. Tal coleção está entre as obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático para o triênio 2018-2020. Como instrumentos de produção de dados, estabeleceu-se a análise do guia didático, encaminhado aos professores para subsidiar a seleção das obras didáticas e quatro categorias de análise, para análise dos três volumes que compõem a coleção. Os resultados mostram que a História da Ciência como abordagem de ensino nos livros didáticos possui frequência maior no primeiro volume da coleção, enquanto que nos outros volumes essa abordagem aparece poucas vezes. Além disso, sempre que é mencionada a História da Ciência vem associada a imagens dos cientistas mais conhecidos. Compreende-se que nem todos os conteúdos podem ser trabalhados a partir da História da Ciência. Contudo espera-se que o professor ainda que transversalmente inclua em suas aulas reflexões sobre a importância de tal abordagem.