Os objetos de aprendizagem no ensino de química: um levantamento exploratório junto a professores do ensino médio
Resumo
O ensino de Química ainda é visto por parte dos alunos como de difícil compreensão e sem nenhuma conexão com o seu cotidiano. Um caminho para desconstruir essa ideia e tornar o ensino mais relevante é a utilização de Objetos de Aprendizagem (OAs) nas aulas de Química. A presente pesquisa utilizou um levantamento (survey) exploratório com 12 professores que atuam no programa Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA) por meio da ferramenta Google Forms e buscou analisar as formas de utilização, a eficácia e os desafios destes professores quanto ao uso dos OAs nas aulas de Química. Identificou-se que 11 professores utilizam os OAs em suas aulas, sendo as simulações, as apresentações em slides com power point e os vídeos, os objetos mais citados. Muitos professores mencionaram que por meio da contextualização, da interatividade e da criatividade dos alunos, pode-se ter uma aprendizagem mais significativa. Por outro lado, alguns relataram que a maior dificuldade é a ausência de recursos tecnológicos para se usar os objetos, assim como a dificuldade de se agendar as salas de informática e a falta de praticidade, pois ainda se sentem inseguros ao trabalhar em sala de aula com os OAs.