Jogo twister das forças intermoleculares

  • Adriel Castro Martins
  • Jeferson Maciel da Silva
  • Jesse Melo
  • Adriano Antonio Silva
  • Shirani Kaori Haraguchi

Resumo

As metodologias utilizadas pelos professores têm grande influência no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, sobretudo na educação básica. Novas metodologias de ensino estão sendo utilizadas com o intuito de tornar mais efetivo, tanto a transmissão quanto a assimilação de conteúdo, fazendo com que o método tradicionalista não seja o único a ser utilizado nas escolas. A prática de atividades dinâmicas, que incluam atividades lúdicas baseadas em jogos, tem se tornado cada vez mais frequente e com resultados satisfatórios, do ponto de vista teórico-metodológico, principalmente em se tratando de conteúdos ditos “tabus” no ensino de Química. Nesse sentido, os jogos didáticos são uma ferramenta com grande potencial para o ensino de Química, ajudando os estudantes a compreenderem os conteúdos de forma mais atrativa, dinâmica e divertida. Este trabalho relata a utilização do jogo twister para abordagem do conteúdo de forças intermoleculares. O jogo foi bem aceito como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, tendo despertado o interesse pelo conteúdo, tornando a aula mais divertida e fortalecendo o trabalho em equipe. Fica evidente que os jogos didáticos tornam o estudo uma atividade prazerosa sendo mais significativa e interativa, além de contribuir para o desenvolvimento socioemocional dos envolvidos.

Publicado
2020-05-07
Seção
Relatos de Experiência