Pife das ligações químicas: um jogo de cartas para o ensino de ligações químicas
Resumo
O ensino de ciências traz alguns desafios na compreensão de determinados conceitos, principalmente no ensino de Química, que é focado, na sua maioria, em processos mnemônicos que, quase sempre, caem no esquecimento logo após as avaliações. Para atrair o interesse dos estudantes e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem estão sendo inseridas atividades no cotidiano escolar que utilizam jogos para fixação dos conteúdos, principalmente aqueles considerados mais difíceis. Para atender as necessidades da sociedade moderna e globalizada, que exige que o ensino seja mais dinâmico, novas estratégias devem ser adotadas e isso já deve ocorrer durante a formação inicial do licenciando, visto que isso possibilita a construção de novas formas de pensamento, tanto para o estudante quanto para o licenciando. No presente trabalho foi aplicado o jogo “Pife” a partir da adaptação do “mico das ligações químicas” em estudantes do 1 ano do ensino médio em uma escola da capital Rio Branco. Seguindo as regras do jogo, o mesmo foi aplicado e, ao final da atividade, foi utilizado um questionário que avaliou a aceitação dos estudantes acerca desta. De acordo com as respostas, os participantes avaliaram positivamente a ação e se mostraram acessíveis às atividades do gênero.