Estudo da citronela como tema gerador para o ensino da química no estado do Acre

  • Alceu Daniel Costa Borges
  • Carlos Eduardo Garção de Carvalho
  • Delcio Dias Marques
  • Ilmar Bernardo Graebner
  • Alcides Loureiro Santos

Resumo

Fundamentada no prévio estudo químico e entomológico desenvolvido com o óleo de citronela, esta pesquisa buscou conhecer as características químicas da citronela e como usar esse conhecimento como tema gerador para o ensino de química das comunidades do vale do Juruá. Além disso, buscou-se estabelecer relações entre os aspectos científicos e práticos do uso da espécie, a interação interdisciplinar entre os alunos e os possíveis benefícios para o desenvolvimento escolar, com soluções que possam minimizar os problemas endêmicos da região. Participaram da pesquisa alunos de uma escola pública de Cruzeiro do Sul -AC. Eles realizaram entrevistas iniciais sobre os benefícios da citronela e suas características químicas observando critérios interdisciplinares. Foram entrevistadas 132 pessoas com faixa etária de 25 a 73 anos em 65 residências, num total de 10 bairros na cidade de Cruzeiro do Sul. Após a investigação temática, os grupos apresentaram seminário sobre aspectos relacionados à citronela bem como algumas de suas características químicas. O desempenho cognitivo dos alunos sobre a citronela foi analisado através de uma segunda entrevista comparativa após a problematização. Foi observado na análise dos questionários que o desempenho dos alunos aumentou de forma significativa, indicando que o estudo possibilitou a oportunidade de novas propostas futuras em escopo semelhante.

Publicado
2020-05-07
Seção
Relatos de Experiência