Uso de tecnologias digitais de informação e comunicação - TDIC - no ensino de química

Autores

  • Luiza Cristina de Moura
  • Marco Antonio Barreto Leite
  • Ana Cristina B. Leite

Resumo

A disciplina de Química Geral, ministrada em âmbito universitário, pode ser vista como uma disciplina que auxilia a compreensão da ciência em si. O presente estudo descreve o trabalho didático realizado nesta disciplina usando software para cálculos de orbitais como ferramenta de auxílio à compreensão do mundo molecular, recuperando e analisando os dados obtidos. Utilizou-se o software para calcular os orbitais moleculares de duas moléculas e/ou íon diatômicos, uma homonuclear e outra heteronuclear: O2 e HF; O2+ e HCl; N2 e HBr; F2 e HI; Cℓ2 e NO; Br2 e CN-, em uma turma de Química Geral da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2017. Aos alunos foram explicadas as bases do modelo e, em seguida, oferecido o programa para experimentação, levantamento de possibilidades, implementação do modelo, análise e interpretação dos resultados gerando uma aprendizagem muito mais significativa.

Downloads

Publicado

2019-05-30