Contribuições do projeto de educação comunitária integrar para a formação de professores de química

Autores

  • Joice Hinkel
  • Carlos Alberto Marques
  • Nicolle Ruppenthal
  • Rosalbia Falcão de Oliveira

Resumo

O presente trabalho relata uma pesquisa com professores de química que atuam no Projeto Integrar, um projeto voltado à formação e preparação ao vestibular de pessoas que estão social e economicamente excluídas (raça, gênero, sexualidade, etc). Por outro lado, o Integrar, também, busca contribuir com a formação social e contínua de professores, que nele atuam voluntariamente. Assim, interessados nesse último aspecto, realizou-se uma pesquisa analisando narrativas feitas por educadores (docentes graduados e não graduados) de química que participam/participaram do Integrar, buscando compreender as contribuições do projeto à sua formação profissional. Participaram sete educadores, que por meio de um questionário, apontaram aspectos relacionados às contribuições do Integrar à sua formação crítica, como alterações metodológicas no ensino de química e, para alguns educadores, a experiência com a diversidade encontrada em sala de aula contribuindo com sua formação.

Downloads

Publicado

2019-05-30