Catálogo didático de filmes sobre drogas: um universo cinematográfico para aulas de química
Resumo
Esse trabalho discute o uso do cinema como ferramenta educativa para promover ou complementar debates preventivos sobre drogas no Ensino de química. Considerando que a linguagem cinematográfica é uma das ferramentas didáticas que favorecem o processo de ensino-aprendizagem, o trabalho foi organizado em duas etapas: (1) uma análise exploratória da literatura sobre educação e drogas, contribuindo para a construção do referencial teórico e (2) a elaboração de um catálogo de filmes nacionais envolvendo a temática drogas, de acesso gratuito no youtube. A relação criada foi organizada de modo a apresentar dados gerais sobre os filmes e sugestões didáticas de assuntos do conteúdo didático que possam estar relacionados a eles, oferecendo aos professores propostas de como trabalhar o filme na disciplina Química e, concomitantemente, articulando-os com os temas transversais. Nesse artigo são discutidas algumas limitações e possibilidades deste material como ferramenta pedagógica complementar de auxílio aos professores, e, particularmente, para uso em aulas de Química.