Mapeamento dos grupos de pesquisa em ensino de química por regiões brasileiras: a supremacia do Sudeste

Autores

  • Ana Claudia Tasinaffo Alves
  • Irene Cristina de Mello

Resumo

Os grupos de Pesquisa na área de Ensino de Química possuem importante papel para o desenvolvimento e fortalecimento do campo investigativo em todas as regiões brasileiras. A presente investigação teve como objetivo mapear esses grupos de pesquisa no Brasil que se dispõem estudar o Ensino de Química/Educação Química. Para tanto, foram coletadas informações sobre os grupos de pesquisa registrados no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisa pode ser classificada como quali-quantitativa, descritiva e exploratória à medida que os números foram interpretados à luz do referencial teórico, como Schnetzler, Mol, Alves, Mello, Bejarano e Carvalho.  Dentre os vários resultados, encontramos 305 grupos de pesquisa que estudam o Ensino de Química/Educação Química, sendo que a maior parte dos grupos está vinculada às instituições de ensino públicas na região Sudeste. Assim, a distribuição dos grupos no país ocorre de forma desigual da mesma forma que a pós-graduação.

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Publicado

2019-05-14